Como Superar os Impactos Sofridos nos Negócios Devido a Covid-19?

Apesar de estarmos vivendo um momento único e delicado por conta do coronavírus, a verdade é que crises sempre surgiram e sempre surgirão nos negócios. E por isso, você deve aprender com elas ao invés de ficar paralisado, até porque elas não duram para sempre.

Para tanto listamos as principais formas de driblar os impactos que o covid-19 trouxe para os negócios, para que você realmente consiga dar a volta por cima e ainda fortalecer o seu negócio e a sua empresa.

1- Invista no e-commerce

Se você ainda não tem um site para esse fim, faça vendas pelo whatsapp e contrate um serviço de entrega. Além disso, você pode divulgar seus produtos em marketplaces (funciona como um shopping center virtual em que várias lojas diferentes divulgam seu produto em um mesmo site) como Americanas, Shoptime, Walmart, Mercado Livre, OLX e Bom Negócio. O que vale aqui é você ofertar seus produtos e serviços por outros canais além do físico, ainda mais agora que suas lojas estão fechadas ou funcionando em horário reduzido.

2- Faça marketing de conteúdo

Por mais que sua loja tenha fechado ou em horário reduzido, a comunicação com seus clientes não pode parar. Se não eles esquecem da sua empresa e ainda vão comprar da concorrência o que poderiam comprar de você! Por isso, trabalhe seu marketing de conteúdo, utilize as redes sociais para se aproximar do público, escreva posts não apenas de vendas como também de informações úteis e relevantes para o seu público, como o uso de máscaras e cuidados com o coronavírus. São exemplos simples, mas que farão grande diferença se colocar em prática no seu negócio.

3- Avalie seu mix de produtos

Veja quais são seu produtos linha A (aqueles produtos que são campeões de vendas) , B (produtos que vendem, mas não tanto quanto o produto A) e C (produtos que precisam de mais esforço de marketing para vendas) e monte um kit com eles e venda por assinatura, por exemplo. Se a pessoa pagar tanto por mês receberá em sua casa o kit x, y ou z. Além disso, você pode colocar um item surpresa no kit que a pessoa só saberá se comprar. Dessa forma você venderá muito mais seus produtos do que tentar vendê-los separadamente em uma época de crise como essa.

4- Realize parcerias e ofereça uma experiência única para o seu cliente

Aqui vale oferecer uma experiência de compra diferenciada, faça vendas consultivas através do whatsapp ou vídeochamada. Também faça parcerias com blogueiras e digitais influencers para divulgar o seu produto, não subestime o poder de influência que eles têm! Para fazer uma escolha acertada, procure por aquele influenciador digital que tenha uma boa quantidade de seguidores, mas que acima disso tenha um bom engajamento com eles. Veja a qualidade e o número de comentários e compartilhamentos que esse influencer tem na rede social, para só então decidir contratá-lo ou não.

5- Renegocie com seus fornecedores

Renegocie com seus fornecedores o preço do produto ou um prazo, isso fará com que você consiga ofertar seus produtos por um valor melhor. Mas, lembre-se que um marketing bem trabalhado não vende apenas por preço e sim por qualidade e benefício que aquele produto traz para o cliente.

6- Diminua Gastos e faça uma projeção das despesas

Diminua gastos (energia elétrica, internet, água) e faça uma projeção das despesas visando os próximos meses. Talvez você passe um pouco apertado devido ao baixo movimento em sua loja por causa desse isolamento social. Por isso rever os custos e despesas é essencial para não passar apuros ou deixar sua empresa caminhar de maneira insustentável.

7- Aproveite as políticas públicas

Nesse momento de crise, o governo lançou políticas públicas para ajudar os empreendedores como a prorrogação do pagamento do Simples Nacional por seis meses e a possibilidade de redução de jornada e salário dos empregados. Use-as a seu favor!

8- Cuide de seus funcionários e clientes

Você como dono do seu negócio deve cuidar dos seus funcionários e clientes. Por isso deixe álcool em gel a disposição e reforce a limpeza do ambiente de trabalho. Oriente seus funcionários e clientes sobre as precauções e cuidados que deve ter nesse tempo. Dessa forma, além de se precaver ainda irá criar uma percepção positiva sobre o seu negócio.

Agora é com você, monte uma estratégia encima disso tudo que abordamos aqui para contornar de vez a crise e se precisar de ajuda para montar sua estratégia de marketing e fortalecer sua empresa nos meios digitais e tradicionais, conte com a BBCom! Estamos prontos para levar a sua empresa para um novo patamar!

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