Como ter uma boa saúde mental trabalhando de casa?

Com a chegada do novo vírus, coronavírus, muitos profissionais tiveram sua rotina de trabalho totalmente mudada, agora ao invés de trabalhar no ambiente corporativo tiveram que trabalhar de casa, o famoso home office. E para te ajudar a manter a saúde mental em dia trabalhando remotamente, separamos as melhores dicas de como manter a mente sã nesse tempo que estamos passando. Confira:

1- Trabalhe em um local tranquilo

Não adianta trabalhar em um local com barulho e muita movimentação, pois isso irá te tirar o foco e ainda te deixar nervoso ou culpado por não estar tão produtivo quanto deveria. Por isso escolha um lugar calmo e com pouca movimentação, para que assim você consiga se concentrar melhor e consequentemente ser mais produtivo.

2- Defina seu horário de trabalho

Estabeleça sua rotina de trabalho definindo seus horários de início e término, e seus horários de pausa. Aqui também vale destacar que como não tem mais aquela separação do que é profissional e pessoal, faça alguma coisa para definir essa separação como se vestir como se estivesse indo para o trabalho normalmente e depois da jornada coloque uma roupa de usar em casa mesmo, evite ficar com a mesma roupa do trabalho o dia todo.

3- Cuide do seu corpo

Para relaxar a tensão do home office, pratique exercícios físicos. Não sabe como fazê-los? Veja algum tutorial na internet ou vá no youtube e procure por exercícios físicos em casa, com certeza você achará algum professor de educação física ou personal trainer para te ajudar! Além disso, procure manter uma boa postura ao longo do trabalho, por isso resista a tentação de trabalhar no sofá ou na cama e prefira trabalhar em uma mesa e cadeira.

4- Se alimente de forma saudável

Deixe de lado as besteiras e comidas industrializadas, prefira alimentos saudáveis como frutas e verduras e comida caseira. Dessa forma, você estará cuidando não só do seu corpo como também da sua mente e bem-estar.

5- Procure Interagir

Agora que você deixou de ir até o escritório ou para seu habitual ambiente de trabalho, a interação caiu muitíssimo e como somos seres sociais, é necessário interagirmos de alguma forma com as pessoas. Por isso, faça chamadas de vídeo com seus amigos e colegas, e não se esqueça de interagir com os da casa também.

6- Evite distrações

Evite ficar a com a televisão ligada perto de você e se você não usa o celular no trabalho evite ele também, desative as notificações de redes sociais e se concentre no que está fazendo. Dessa forma, seu dia renderá mais e você conseguirá terminar seu expediente com aquele sentimento de dever cumprido.

7- Procure terminar o expediente no horário certo

Nesse tempo de home office, é normal querermos mostrar que estamos sendo produtivos, mas não deixe que isso ocupe todo o seu dia indo além do seu horário de trabalho, isso só te deixará mais estressado e nervoso, por isso é tão importante cumprir com o tópico 2 que abordamos nesse texto. Lembre-se há tempo para todas as coisas!

Dica bônus: Para quem tem filhos pequenos pode ser um sufoco trabalhar em casa, para te ajudar com isso separamos 2 dicas para você colocar em prática:

1- Defina horários para eles, deixe claro o horário de acordar, de comer, de estudar, de assistir televisão, de jogar vídeogame e de dormir.

2- Reveze os cuidados com eles, nesse momento é importante que alguém te ajude com eles para que assim você possa cumprir com seus deveres e obrigações profissionais sem estresse.

Conseguimos te ajudar a manter a mente sã trabalhando no home office? Se sim, deixe sua resposta nos comentários e se precisar de ajuda na comunicação da sua empresa, fale com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine Nossa Newsletter