Propaganda não é custo, é investimento

Com as dificuldades econômicas que vêm atingindo o cenário nacional, a tendência é que muitas empresas busquem cortar despesas em todos os departamentos.

Começando pelos gastos superficiais e, num cenário de aprofundamento, chegando ao corte de investimentos importantes, o que pode trazer consequências mais graves, além do efeito contrário ao que se buscava.

Um dos cortes mais perigosos que as empresas costumam fazer nessa hora é a interrupção dos investimentos em marketing e publicidade. Nesse sentido, é importante lembrar de um clichê verdadeiro e muito valioso: crise é sinônimo de oportunidade.

Aliás, entre as oportunidades dos períodos de recessão, está justamente o fato de que a concorrência pode estar na armadilha do corte de gastos, anunciando muito menos e caindo, pouco a pouco, num círculo vicioso que leva os consumidores a esquecerem da marca e, consequentemente, comprarem cada vez menos.

Isso pode ser aproveitado pela sua empresa, principalmente se você estiver começando, ou ainda não for autoridade no seu segmento. Nesses momentos, costumam abrir-se gaps no mercado, com a retração da concorrência. Com a estratégia certa, sua marca pode subir de patamar e ocupar esses espaços.

É perfeitamente possível planejar estratégias de marketing que não exijam investimentos grandes e que caibam mesmo nos orçamentos mais limitados. Porém, a adequação aos diferentes cenários demanda experiência e know-how e nesse contexto, a contratação de uma agência consolidada, com tempo de mercado é imprescindível.

Ideias e campanhas inteligentes, coesas e adequadas aos públicos certos podem trazer muito mais retorno que altos investimentos em mídia que não são acompanhados do pensamento estratégico e do planejamento adequado. A importância da contratação de uma agência experiente em períodos de crise vai de encontro a essa visão, uma vez que são as agências que são capazes de estudar profundamente os desafios da sua marca para encontrar novas oportunidades.

Agências como a BBCom fazem muito mais do que produzir anúncios ou material gráfico. Hoje, é impossível falar de comunicação sem falar da integração entre os objetivos e desafios das empresas, o enfrentamento das crises e as campanhas publicitárias. O trabalho da BBCom envolve inserção e consolidação de marcas no mercado, na cabeça e no coração dos consumidores. Além de adquirir resiliência para períodos de crise, com a estratégia certa, sua empresa será capaz até mesmo de aumentar o faturamento, mesmo em cenários de recessão.

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