Promoções e descontos criados sem nenhum planejamento são um ralo de dinheiro para os varejistas. O que você precisa é aumentar o fluxo de clientes e estimular o aumento do tíquete médio. Mas como convencer o cliente a comprar na sua loja numa época difícil para o consumo? Um dos eixos estratégicos no processo de vendas que pode ajudar o lojista a permanecer competitivo é o marketing de varejo. Ao contrário do que muitos imaginam, marketing de varejo não é publicidade dirigida.

Esse marketing é um conjunto de ações e práticas articuladas que operam em conjunto para garantir o fluxo de clientes na loja, a conversão em vendas e a construção de um relacionamento com consumidores para que eles retornem e influenciem outros potenciais clientes.

Usar o marketing de varejo é essencial caso você queira atrair mais clientes, diferenciar a sua loja em relação à concorrência e se posicionar com alguma vantagem em relação a grandes competidores.

3 funções do marketing de varejo

O marketing aponta que, entre a organização e o consumidor, existem quatro fatores-chave — produto, preço, distribuição e promoção — que sofrem a influência de variáveis controláveis ou não.

No centro de todas as variáveis está o consumidor. Ou seja, todas as ações devem ser tomadas pensando no ponto de vista do cliente.

As variáveis controláveis no marketing varejista podem ser subdivididas em três funções:

1 – Vendas de produtos e serviços

A área inclui serviços de atendimento ao cliente, oferta de crédito, precificação dos produtos, políticas e sistemas de garantias e trocas de produtos, alterações e ajustes nas compras e, por fim, a própria imagem da loja.

2 – Comunicação

A comunicação pode ser entendida como diálogo. Quando você ou um de seus funcionários se comunica com um cliente, estabelece uma ponte que tem por objetivo concretizar uma venda ou criar um relacionamento. Cada aspecto da sua loja pode ser um ponto de contato com o cliente e uma oportunidade de comunicação. Vitrines, etiquetas ou displays com os seus produtos já são argumentos de vendas. Aplicativos, redes sociais, catálogos e outras formas, também.

3 – Distribuição

O comércio não depende apenas de uma estrutura física. Existem modalidades que dispensam uma estrutura de loja — como telemarketing e vendas diretas. Se você quer colocar um ponto comercial físico, o primeiro ponto que merece a sua atenção é a qualidade do local, se existe movimentação, se há acessos, estacionamentos, vizinhança, entre outros aspectos.

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