O Big Data é a análise estratégica de um grande volume de dados. O diferencial nesse processo é justamente o de transformar os dados em informações úteis e valiosas, que possam ajudar as organizações a melhorarem seus processos.
A Netflix, uma das maiores plataformas de streaming do mundo, é um exemplo muito interessante da aplicabilidade dessa técnica. Investindo em Big Data, a empresa conseguiu identificar quais séries teriam mais aceitação do público (como House of Cards, The Crown e Strangers Things) e como as campanhas publicitárias deveriam ser direcionadas.
A competitividade corporativa e os consumidores mais exigentes são dois aspectos que devem sempre ser lembrados quando falamos de big data. E quando pensamos em Marketing Digital então, em que as mudanças são cada vez mais rápidas, é basicamente impossível não se atentar à tais questões. Para acompanhar tudo isso, os profissionais precisam se manter atualizados.
Por isso, o Big Data é um grande aliado do Marketing e pode ser um diferencial em vários processos, sejam eles internos ou externos, de Inbound ou Outbound. Quando se pensa na análise de mercado, por exemplo, a técnica ajuda na previsibilidade do comportamento de consumo e na criação de estratégias de impacto.
Ele também influencia na personalização da experiência de compra. Com as informações fornecidas na análise de dados, fica mais fácil entender: qual é a necessidade do cliente, qual é a abordagem correta e em que momento ela deve ser feita.