A essa altura, você já deve saber que as redes sociais são extremamente importantes para toda estratégia de marketing digital, por aumentarem a visibilidade dos negócios e oferecerem a oportunidade de expandir o engajamento com os consumidores. Entretanto, somente estar nelas não traz bons resultados. É preciso estar ativo e em constante interação com o público.
A questão é que, mesmo se tratando de um espaço descontraído, muitas empresas não levam essas plataformas a sério e acabam frustradas por falarem sozinhas. Para evitar isso, é essencial adotar uma estratégia eficiente nas mídias sociais.
Só assim você consegue curtidas, comentários e compartilhamentos que vão criar um espaço realmente capaz de alavancar as suas vendas e os seus serviços. Engajamento define qualquer interação que um usuário tem com a sua marca, seja por meio de uma curtida, comentário ou compartilhamento de uma postagem. Os seguidores engajados formam uma audiência que gosta e confia na sua marca, e são a base para uma comunidade que vai curtir, comentar e compartilhar as suas publicações.
Um problema inicial é chamar a atenção para atrair os primeiros fãs, considerando o alcance orgânico pequeno nas mídias sociais e a competição acirrada não só com outras empresas, mas com o mundo do entretenimento. Mesmo que nas redes sociais possa ter uma abordagem mais leve e divertida, é difícil ser espontâneo o tempo todo.
Sem preparo, você provavelmente vai acabar tendo posts desalinhados entre si e apenas alguns com um resultado legal. As mídias sociais devem ser consideradas a longo prazo. Então, não basta estar lá e publicar de vez em quando. Uma das etapas iniciais na elaboração de toda ação de marketing é conhecer o público que será atingido por ela.
Entretanto, definir um grupo de pessoas acaba sendo muito abrangente e não dá profundidade suficiente para direcionar a sua produção. Entre tráfego e conversões, muitos profissionais se esquecem das pessoas reais do outro lado.
Por esse motivo, pode ser melhor adotar o conceito de persona: a representação semi-fictícia do seu cliente ideal. Trata-se da criação de um personagem que tenha relação direta com quem a sua empresa deve dialogar. Ao fazer isso, é possível conhecer as suas dores, os seus objetivos e o seu universo de forma complexa.
Melhor ainda: com a persona, você consegue identificar qual tom utilizar, sobre o que falar, ter uma abordagem pessoal e saber em quais canais os seus possíveis clientes estão, considerando tanto os seus gostos pessoais quanto os aplicados no meio digital.
Outra estratégia para conseguir mais engajamento é investir em produções audiovisuais, como GIFs, vídeos e imagens, uma vez que elas são mais consumidas e têm um alcance bem maior. Quanto aos vídeos, publique-os nas próprias plataformas, como o Twitter e Facebook. Mas depois os coloque no YouTube para dar uma força na sua estratégia de SEO. Além dos conteúdos textuais e audiovisuais, você deve utilizar as legendas para aumentar o seu engajamento nas mídias sociais.