Os leads são potenciais consumidores que em algum momento já demonstraram interesse nos produtos ou serviços que a empresa oferece. E provavelmente querem obter mais informações e detalhes a respeito, o que significa uma oportunidade de negócio. Mas, como realizar uma boa gestão dessas oportunidades?
Um dos caminhos mais comuns são as mídias sociais, já que a cada dia que passa Facebook, Instagram, TikTok ou Twitter, estão mais presentes no cotidiano dos usuários e dominantes na transmissão de informações. E como consequência disso, se tornaram também influenciadores da vida social e para os negócios.
No entanto, as mídias sociais precisam ser bem utilizadas para se tornarem um aliado na geração de leads. Não basta se fazer presente ou explorar o Facebook, Instagram, TikTok ou Twitter apenas para vender produtos ou serviços. É necessário usá-los como um canal de relacionamento com os usuários, com os clientes.
Rede social definida, busque então se aproximar cada vez mais do público. Nessa etapa, é fundamental ter um perfil atualizado e ativo, pois dessa maneira a empresa conseguirá conhecer melhor os clientes, como seus interesses e sobre o que eles falam do produto ou da marca.
Na sequência é importante também interagir, a fim de estabelecer uma conexão com o público e estreitar o relacionamento. A sugestão é sempre agradecer os comentários positivos e se possível os negativos, obviamente de maneira cordial, pois eles podem indicar mudanças na estratégia e uma busca por melhorias nos produtos e serviços.
E esse feedback precisa ser feito da maneira ágil, pois os clientes querem atenção. Caso exista a possibilidade de o retorno ser realizado de uma maneira criativa, com memes, por exemplo, a chance de a ação ajudar na geração de leads aumenta. Respostas criativas podem elevar a empresa a um novo patamar e até mesmo a fidelização do cliente.