Em média, o tempo que uma marca tem para conquistar o público são oito segundos! Atrair o olhar dos consumidores é ainda mais difícil diante do excesso de informações e da exposição contínua às campanhas de publicidade.
Nesse cenário, ganhar a consideração dos clientes se tornou um imenso desafio para os departamentos de Marketing. O objetivo, hoje em dia, é vencer a concorrência e entender como entregar valor para os clientes. O que é possível fazer para tornar esses oito segundos realmente inesquecíveis?
Esse é o ponto de partida na era do Marketing de Experiência, um movimento que tem levado empresas de todos os segmentos a apostar em inovações práticas para o desenvolvimento de suas campanhas de vendas e de contato com o público. A proposta é simples: criar ações e propostas especiais, que ajudem a captar, integrar e conectar as marcas e os consumidores, gerando uma relação mais significativa e que vá além da mera transação comercial.
O avanço da tecnologia tem sido fundamental para oferecer novas formas de personalização de produtos em organizações de todos os segmentos da indústria. Um dos fatores responsáveis por essa inovação é a expansão das novas soluções digitais em 3D, que têm agregado uma série de possibilidades ao mercado, criando caminhos únicos e até então inexplorados para a personalização e segmentação da publicidade.
Já pensou chegar em uma concessionária e ser surpreendido com a versão exata do carro que você sempre sonhou, no modelo que acabou de ser lançado? Esse tipo de ação é possível com a utilização de novas aplicações digitais avançadas, que exploram a experiência virtual como solução para a demonstração de produtos.
Estamos falando de uma visualização high-end, hiper-realista e totalmente interativa, que simula cada detalhe do produto real. Os mínimos componentes e diferenciais podem ser mostrados e destacados pelo vendedor, seguindo as preferências específicas dos clientes.
As plataformas digitais 3D permitem, ainda, outra vantagem essencial para agilizar e reduzir os custos das campanhas de publicidade: a possibilidade de integração e colaboração entre as equipes de engenharia, desenvolvimento e produção. Isso significa que uma alteração realizada no design do produto será propagada, automaticamente e em tempo real, a todo material utilizado pela área de marketing. Além disso, essas plataformas digitais 3D permitem a customização de modelos em diferentes canais de comunicação, a partir de um único modelo 3D.
Outro benefício é a possibilidade de automatizar a produção de conteúdo, integrando e conectando todos os touchpoints entre a marca e os consumidores – dos canais sociais ao showroom em um formato digitalizado com área reduzida instalado dentro de um shopping center. Dessa forma é possível criar uma estratégia coesa e completa para toda a jornada dos consumidores, estimulando os passos de descoberta, atração e a consolidação do desejo dos clientes. É possível mostrar qual é sua oferta, como ela funciona e porque esse é o produto certo para resolver as demandas do público.
As empresas precisam entender que os consumidores não interagem mais de maneira linear com as marcas. Hoje, conectar o engajamento online com a experiência física é uma tática estratégica que as marcas de sucesso devem dominar rapidamente.
Aproveitar as vantagens das plataformas digitais 3D para criar conteúdo de marketing, combinando os dados de produção e vendas é uma possibilidade única para gerar inteligência e acelerar as ações de go-to-market também para o lançamento de produtos. Essas soluções criam uma experiência atraente na loja, por meio de recursos que capturam as preferências dos consumidores e que, mais tarde, podem ser usadas para reativar um consumidor que não converteu, por meio do envio de mensagens com imagens e até mesmo vídeos personalizados ou experiências em realidade virtual com o produto que foi configurado em etapas anteriores da jornada de compras, com impacto direto sobre os números de vendas.