Imagine que o seu cliente coloque os pés na sua loja e receba uma SMS avisando que seu produto favorito está em promoção. Não seria uma ótima maneira de atraí-lo para a compra?
Na prática, é isso que o marketing por geolocalização faz. Uma vez conhecida a localização do público-alvo, esse tipo de estratégia permite que organizações interajam com o público por meio de uma mensagem apropriada e em um momento oportuno para ganhar de vez sua atenção.
A intenção do marketing por geolocalização é promover uma experiência que agregue valor ao consumidor, aumentando ao mesmo tempo a lealdade de seus clientes, a popularidade da marca e o número de vendas.
Quais as vantagens do marketing por geolocalização?
1. Permite uma segmentação correta do público
A segmentação do público é essencial para todo negócio que pretenda satisfazer melhor seus clientes e aumentar seu número de vendas, oferecendo ao consumidor exatamente aquilo que ele busca. Dessa forma, utilizar o marketing por geolocalização permite que você conheça melhor aqueles que vão até à sua loja — seja ela física ou mesmo apenas e-commerce — e ofereça propostas irrecusáveis.
2. Permite que você aperfeiçoe seu negócio
Aplicar o marketing por geolocalização permite que você entenda o que agrada ou não o público do seu negócio.
3. Permite melhor utilização das plataformas em que você veicula anúncios
Muitas pessoas costumam fazer campanhas pouco ou até mesmo não planejadas, veiculando anúncios em todas as plataformas e não avaliando as respostas obtidas. Utilizar-se do marketing de geolocalização, no entanto, faz com que você crie um planejamento e siga-o à risca, medindo todos os dados obtidos em cada uma das plataformas utilizadas.
4. Melhora a performance de suas campanhas
Ao elaborar uma campanha, dar informações precisas que vão de encontro com as necessidades da empresa e do público-alvo pode impulsionar mais as vendas do que oferecer serviços que não estejam alinhados com essas necessidades imediatas.