Em um mundo cada vez mais conectado, a experiência do cliente avança para um patamar ainda mais dependente das tecnologias e cria um consumidor mais exigente, que busca praticidade e comodidade. Com essa visão, um novo formato vem ganhando espaço: o dos ecossistemas digitais. O formato não agrada apenas o cliente direto, mas também fornecedores e lojistas, já que integra elementos essenciais para o crescimento de qualquer negócio.
Os ecossistemas digitais são, de forma geral, um avanço das plataformas e dos marketplaces. Nelas, existem inúmeros sistemas e ofertas de serviços integrados, que permitem às lojas e empresas avançarem cada vez mais em seu trabalho, além de dar ao cliente muito mais praticidade na hora das compras ou contratação de serviços.
Ou seja, os ecossistemas digitais são um formato que beneficia todos os lados, agregando valor aos negócios e melhorando a experiência do consumidor – um dos fatores mais importantes na hora de conquistar o cliente. Depois de 2020, com a pandemia de Covid-19 e a necessidade cada vez maior de interação online com os clientes, os ecossistemas digitais se mostraram como uma maneira de construir essa relação.
Porém, para estar em um ecossistema digital, é preciso agregar valor a ele. É o conjunto de todos os serviços que tornam o formato tão poderoso nos novos mercados. No Brasil, a ideia ainda caminha, mas grandes varejistas já tomaram o rumo para se tornarem ecossistemas digitais. Por exemplo, a Via Varejo, passa a oferecer serviços financeiros com o Banqi, e o Rappi quer se tornar um banco digital.
Fora do país, uma das maiores referências de ecossistema digital que pode ser citado é o Alibaba. A empresa chinesa é detentora de inúmeros marketplaces, promove conexões business-to-business, pagamentos online, sistema de busca integrado e até serviços de computação na nuvem.
E todos esses serviços estão se tornando cada vez mais integrados dentro das plataformas pertencentes ao Alibaba, tornando o crescimento dos negócios que estão nelas cada vez maior e mais rápido. A integração dos ecossistemas digitais contribui com as empresas em diversos pontos e, como resultado final, agregam valor aos negócios de diferentes maneiras. Mais agilidade nas ações, maximização da produtividade e melhora de desempenho são outros benefícios que podem ser observados em todas as organizações participantes de um ecossistema digital.
Além desses, ao participar desse formato, todas as empresas ganham mais valor no mercado. Afinal, passam a ter acesso e suporte de um grupo, cada um construindo uma parte da estratégia e levando todos mais longe.
Independente se o cliente é outra empresa ou uma pessoa, o formato de ecossistemas digitais tem o poder de transformar as relações entre as partes.
Isso porque é construída de forma a aprimorar essa experiência do consumidor com a empresa, facilitando o contato e levando mais conveniência para todos.
O ecossistema digital tem como um dos seus objetivos promover experiências digitais no momento da pesquisa de um produto e no momento da compra. Ou seja, é possível melhorar a jornada do cliente em qualquer âmbito ao utilizar ferramentas do ecossistema.
A experiência do consumidor, portanto, é um dos benefícios que reverbera quando a empresa está inserida em um formato de ecossistema. Assim, mesmo quando o foco está nas melhorias do trabalho interno (como na gestão), é possível observar um resultado externo também.
Ou seja, empresas que estão ou desejam estar em um ecossistema digital, ou que desejam criar seu próprio, precisam ter essa visão ampla do negócio, assim como entender a importância da governança e da sinergia. É preciso pensar em maneiras de expandir o negócio principal, pensar em novas soluções, criar novos produtos, serviços e inovar dentro do segmento.