As redes sociais são ferramentas muito importantes da estratégia de Marketing Digital, mas, naturalmente, é preciso usá-las com planejamento. Do contrário, suas ações simplesmente não funcionarão. No caso do Telegram, vamos dar uma olhada no que você pode fazer para enriquecer sua estratégia.

Bots

Os bots são robôs virtuais que interagem com o usuário para que ele consiga resolver questões de baixa complexidade, que não requerem o atendimento por parte de um ser humano. Ao usar os bots, é possível agilizar o atendimento, já que eles ajudam o usuário a resolver imediatamente certos problemas.

Você pode encontrar alguns bots prontos para usar. O site Botlist.co, por exemplo, oferece bots para várias plataformas, entre elas o Telegram. Eles estão organizados em categorias, como pagamentos, eventos, marketing, analytics, jogos e muitas outras.

Também é possível criar um bot com a ajuda do BotFather, que faz parte do Telegram. Ele pode guiar você por meio de um passo a passo para desenvolver algo sob medida.

Relacionamento

Um dos aspectos mais importantes em uma estratégia de Marketing de Conteúdo é a nutrição de leads. Do momento em que uma pessoa conhece sua empresa até fazer uma compra, ela passa por uma jornada de descobertas. Assim, ela gradualmente desenvolve confiança em você e passa a vê-lo como autoridade na sua área.

Isso acontece justamente por meio do conteúdo, à medida que a pessoa aprende e se informa por meio daquilo que você publica. Embora um blog esteja no coração de uma estratégia de conteúdo, o Telegram também pode ser usado nesse sentido.

Por meio das informações que você posta em um canal no Telegram, seus seguidores podem caminhar pela jornada do cliente para, no momento certo, fechar negócio. No caso de um grupo, essas pessoas ainda têm a chance de interagir com você, o que pode levá-las a admirá-lo ainda mais.

Enquete

Uma estratégia de marketing exige que você conheça bem o seu público. Isso envolve, por exemplo, criar uma persona e direcionar seus esforços mantendo-a em mente.

Acontece que um mapeamento de persona pode sofrer mudanças. Afinal, à medida que o tempo passa, você começa a conhecer seu cliente cada vez melhor. Isso acontece a partir de interações nas redes sociais, e-mails recebidos e conversas presenciais ou por telefone.

Se prestar atenção no cliente, você o conhecerá mais profundamente, o que ajudará a personalizar seu conteúdo e aprimorar cada vez mais seus serviços e produtos. Mas é possível assumir uma posição mais ativa nesse sentido e criar pesquisas para conhecer melhor o seu público. E é aí que entra a enquete do Telegram.

Embora seja possível criá-la no formato de bot, o recurso também está disponível como se fosse um anexo que pode ser enviado em uma conversa. Depois de clicar em “Enquete”, você poderá definir os detalhes dela, como a pergunta e as alternativas.

Se usar esse recurso com um bom planejamento, você descobrirá detalhes sobre as preocupações e dores da sua persona, e isso o ajudará a aprimorar sua estratégia de marketing.

O Telegram pode ser útil na hora de criar sua estratégia de Marketing Digital. Embora não seja tão popular quanto o WhatsApp, a ferramenta oferece recursos que ajudam a fortalecer o relacionamento com a base de clientes e leads, o que pode melhorar as vendas da sua empresa, seja no volume, seja na consistência.

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