A contagem regressiva do Instagram é a cereja do bolo das estratégias de marketing para divulgação de campanhas nessa rede social. Esse sticker interativo, disponível no Instagram Stories, é o toque final que você pode dar para sua campanha ou lançamento ficarem fresquinhos na mente dos seguidores. Funciona como um Save the Date e aproveita um gatilho super importante do marketing: o senso de urgência.
Mas, olhando em termos práticos, a contagem regressiva do Instagram vai ajudar seu público para que eles não percam um evento, lançamento, live ou qualquer outra novidade da marca. Afinal, quantas vezes você já viu uma oferta e pensou “não posso esquecer dessa data”, e depois se esqueceu completamente?
Os Stories, quando utilizados de maneira estratégica, aumentam o engajamento do público com a marca e, se somados ao cronômetro regressivo, podem gerar senso de atenção ou urgência estimulando os seguidores a interagirem com o evento.
As transmissões ao vivo estão se tornando cada vez mais populares. Muitas marcas utilizam as lives para se comunicarem com o público e o algoritmo da rede social tende a priorizar os vídeos em streaming. Como são raras as pessoas que têm boa memória para lembrar do dia e horário da transmissão, a contagem regressiva do Instagram é uma mão na roda.
A dica aqui é definir o horário final da contagem regressiva, entre 5 a 10 minutos, antes de começar a live. Para a galera ter um tempinho de acessar a plataforma e não perder o começo da transmissão. O senso de urgência e restrição de tempo são gatilhos mentais excelentes para manter a atenção do seu público. Uma empresa que, por exemplo, deseja promover uma campanha para vender um produto ou divulgar um sorteio no Instagram, pode usar o sticker para indicar que a campanha tem um prazo de validade.
Um bom período para o uso da contagem regressiva do Instagram em promoções e sorteios são as datas comemorativas. Além de criar o senso de urgência, para que a data não passe em branco, é possível associar estratégias de descontos em alguns produtos específicos.
As redes sociais são canais excelentes para a promover a geração de leads e o relacionamento entre a marca e o público. Mas nem tudo acontece online, uma marca pode realizar muitos eventos presenciais para se aproximar do seu público. Desde lançamento de produtos a realização de eventos e, nesses casos, a contagem regressiva do Instagram também pode ser utilizada para gerar interesse e garantir a participação dos seguidores nos eventos fora da rede social.
Por isso, fique atento. O desenvolvimento de novas funcionalidades nas redes sociais acontece mais rápido do que a gente imagina. Então, não deixe de aproveitar todas as oportunidades para interagir com seu público.