Por que usar gatilhos mentais no conteúdo de seu negócio?
Nem todas as decisões que as pessoas tomam são feitas de maneira consciente. E o marketing usa ferramentas para embasar estratégias que visam persuadir a tomada de decisão por parte do consumidor.
E um desses recursos utilizados são os gatilhos mentais, que visam influenciar os consumidores no momento de decisão de compra. E eles exploram o comportamento de consumo por impulso.
E você pode usar dessa estratégia nos conteúdos que o seu negócio produz no digital, seja em textos de blogs, nas chamadas das redes sociais, landing pages, e-mail marketing e até mesmo no texto de seu site.
A aplicação desse recurso no conteúdo de sua marca irá ajudar a conquistar mais leads e consequentemente mais clientes. O Blog BBCom preparou uma matéria especial que mostra quando usar os gatilhos mentais e exemplos para você usar em seu negócio. Confira abaixo.
Vários gatilhos
Existem diversos tipos de gatilhos mentais e você pode usá-lo conforme o produto ou serviço que o seu negócio oferece. Vale também levar em consideração as suas personas, necessidades, dores ou prazeres que procuram. Mas cuide com o exagero no uso desse recurso, pensando de maneira ética e com responsabilidade. Muitas empresas acabam exagerando ou enganando nas abordagens e isso pode gerar uma imagem negativa da marca para o consumidor.
Exemplos para inspirar
Separamos alguns dos principais gatilhos mentais utilizados para que a sua marca use nas estratégias de marketing digital e de vendas. Confira.
Escassez
É um dos mais usados, pois quando o consumidor percebe que algo está acabando, se apressa para não perder a oportunidade. Está relacionado com o instinto de sobrevivência do ser humano. Estimula as pessoas a decidirem de maneira mais rápida pela compra. Você pode usar esse recurso em seu e-commerce, mostrando a quantidade disponível de determinado produto em estoque, ou também em seus conteúdos. O seu negócio pode limitar a quantidade de oferta ou usar algumas expressões como “estoque limitado”, “está acabando” ou “últimas unidades”.
Urgência
Semelhante ao da escassez, esse gatilho foca no tempo em que determinado produto ou serviço está disponível. A ideia é passar ao consumidor que ele tem pouco tempo para decidir pela compra e aproveitar a chance. Expressões como “válido apenas por hoje” ou “restam poucas horas”, podem ser utilizadas. Contagens regressivas no site ou em redes sociais também são válidas.
Solução para dor
Neste caso, a sua marca irá apresentar uma dor de uma de suas personas e já apresentar a solução. Esse gatilho funciona bem quando você conhece bem as necessidades de seu público.
Autoridade
Geralmente as pessoas dão mais valor para algo que é reconhecido como autoridade. E para conquistar a confiança de seu cliente você precisa conquistar espaço de liderança no segmento em que atua. Para isso, não adianta apenas falar, mas demonstrar que é especialista naquilo que faz. Um exemplo é criar conteúdos informativos em seu blog, conteúdos gratuitos por meio de ebooks e também demonstrar estudos de caso em suas redes sociais.
Agora que você já sabe como e por que usar os gatilhos mentais no conteúdo de sua marca, crie uma estratégia completa com esse recurso e gere os melhores resultados. Fale com a BBCom.
Nem todas as decisões que as pessoas tomam são feitas de maneira consciente. E o marketing usa ferramentas para embasar estratégias que visam persuadir a tomada de decisão por parte do consumidor.
E um desses recursos utilizados são os gatilhos mentais, que visam influenciar os consumidores no momento de decisão de compra. E eles exploram o comportamento de consumo por impulso.
E você pode usar dessa estratégia nos conteúdos que o seu negócio produz no digital, seja em textos de blogs, nas chamadas das redes sociais, landing pages, e-mail marketing e até mesmo no texto de seu site.
A aplicação desse recurso no conteúdo de sua marca irá ajudar a conquistar mais leads e consequentemente mais clientes. O Blog BBCom preparou uma matéria especial que mostra quando usar os gatilhos mentais e exemplos para você usar em seu negócio. Confira abaixo.
Vários gatilhos
Existem diversos tipos de gatilhos mentais e você pode usá-lo conforme o produto ou serviço que o seu negócio oferece. Vale também levar em consideração as suas personas, necessidades, dores ou prazeres que procuram. Mas cuide com o exagero no uso desse recurso, pensando de maneira ética e com responsabilidade. Muitas empresas acabam exagerando ou enganando nas abordagens e isso pode gerar uma imagem negativa da marca para o consumidor.
Exemplos para inspirar
Separamos alguns dos principais gatilhos mentais utilizados para que a sua marca use nas estratégias de marketing digital e de vendas. Confira.
Escassez
É um dos mais usados, pois quando o consumidor percebe que algo está acabando, se apressa para não perder a oportunidade. Está relacionado com o instinto de sobrevivência do ser humano. Estimula as pessoas a decidirem de maneira mais rápida pela compra. Você pode usar esse recurso em seu e-commerce, mostrando a quantidade disponível de determinado produto em estoque, ou também em seus conteúdos. O seu negócio pode limitar a quantidade de oferta ou usar algumas expressões como “estoque limitado”, “está acabando” ou “últimas unidades”.
Urgência
Semelhante ao da escassez, esse gatilho foca no tempo em que determinado produto ou serviço está disponível. A ideia é passar ao consumidor que ele tem pouco tempo para decidir pela compra e aproveitar a chance. Expressões como “válido apenas por hoje” ou “restam poucas horas”, podem ser utilizadas. Contagens regressivas no site ou em redes sociais também são válidas.
Solução para dor
Neste caso, a sua marca irá apresentar uma dor de uma de suas personas e já apresentar a solução. Esse gatilho funciona bem quando você conhece bem as necessidades de seu público.
Autoridade
Geralmente as pessoas dão mais valor para algo que é reconhecido como autoridade. E para conquistar a confiança de seu cliente você precisa conquistar espaço de liderança no segmento em que atua. Para isso, não adianta apenas falar, mas demonstrar que é especialista naquilo que faz. Um exemplo é criar conteúdos informativos em seu blog, conteúdos gratuitos por meio de ebooks e também demonstrar estudos de caso em suas redes sociais.
Agora que você já sabe como e por que usar os gatilhos mentais no conteúdo de sua marca, crie uma estratégia completa com esse recurso e gere os melhores resultados. Fale com a BBCom.