O mito de que o marketing digital é barato às vezes traz decepções para os empreendedores que entraram para o digital há pouco tempo. Muitos que se incentivam a abrir seu próprio e-commerce reclamam dos orçamentos das agências, alegando ser um preço muito alto para um serviço feito na internet, onde “tudo é grátis”.
Mas quem foi que disse que o marketing digital é barato? Esse é um dos maiores mitos sobre negócios online no Brasil. Muitos empresários têm procurado agências digitais na ilusão de que vão criar campanhas de marketing digital por preços baixos e, como a realidade que encontram não é essa, acabam se decepcionando com o meio digital.
A ilusão de que o marketing digital é barato, tem levado muitos empresários a uma situação pior, onde entregam suas campanhas para amadores que fazem qualquer coisa para embolsar pequenas quantias em troca de “ações” que ao final não atingem nem de perto os objetivos dos clientes.
Por que o marketing digital não é barato?
Pela demanda crescente e pelo alto custo dos bons profissionais, os meios digitais são cada vez mais procurados por empresas de todos os portes e por isso, é natural que os espaços publicitários sofram uma correção de preços em função da demanda.
Outra coisa que deve ser levado em consideração é a questão da mão de obra. Os profissionais de marketing digital têm remuneração bastante alta e isso logicamente é agregado à planilha de custos do projeto. A falta de profissionais qualificados de marketing digital prontos no mercado é uma das principais preocupações das agências nos dias de hoje. A solução encontrada é a capacitação de colaboradores para incorporação nas equipes operacionais.
O marketing digital, até mesmo pela sua natureza dinâmica, exige acompanhamento constante das campanhas. Não é como no marketing convencional, onde após a criação da peça publicitária está acabado. As ações de marketing online requerem profissionais especializados para a coleta e análise dos dados, e se for o caso, correções de rumo na campanha.
As vantagens do marketing digital
Na hora de pensar em divulgar sua empresa na Internet, leve em consideração os custos reais da contratação de profissionais capacitados que possam trazer resultados efetivos para sua empresa ou marca. Marketing digital é barato se considerarmos a mídia tradicional, mas é um serviço como outro qualquer.