Para muitos, a integração entre tecnologia e marketing é o melhor investimento que uma empresa pode fazer em si mesma. O avanço da tecnologia, especialmente com a internet, não mudou apenas a forma como as pessoas se comunicam ou realizam as tarefas do dia a dia, mas também o futuro das empresas.

Se há alguns anos o marketing clássico tinha a TV e o rádio como seus aliados, hoje, ele precisa do suporte digital para gerar impacto e atrair clientes, já que quase todos eles estão conectados.

Hoje, já é possível dizer que quase todas as grandes empresas estão presentes nas redes sociais, usam estratégias como Analytics para medir o seu desempenho, mantêm sistemas automatizados e possuem temas como e-commerce.
Diante de tantas possibilidades o foco principal é o cliente. O que dita o que um consumidor comprará ou não, não é mais apenas o seu desejo ou necessidade pessoal, mas também o que é tendência nas redes sociais, o que pode ser comprado por meio de um dispositivo mobile e a imagem que uma marca possui online.

Organizações habituadas com o marketing antigo e sem uma compreensão aprofundada dos dados e dos clientes que possuem — com auxílio da tecnologia e seus softwares de gestão, soluções de Big Data e estratégias de Business Intelligence, por exemplo —, correm o risco de se tornarem irrelevantes.

O trabalho do setor de marketing não é mais apenas criar campanhas e ações de vendas, mas entender como aliar essas estratégias à tecnologia. Afinal, o seu cliente está conectado, o fornecedor está conectado e, principalmente, o concorrente está conectado. Em resumo: todas as atividades de um negócio dependem da tecnologia para serem bem-sucedidas.

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