O conceito de metaverso promete revolucionar o futuro. Ele representa a união dos ambientes físico e digital e já está batendo à nossa porta. Porém, de acordo com uma pesquisa da Toluna, 80% dos brasileiros nunca acessaram o mundo virtual nos moldes propostos pelo metaverso.
Na outra ponta estão 4,9 milhões de brasileiros que já passaram por algum tipo de interação no metaverso. Esse universo soma cerca de 6% dos brasileiros, de acordo com o estudo do Instituto Kantar Ibope Mediai.
Estratégias para o metaverso
E você sabe o que é o metaverso? Ou como a sua empresa pode criar estratégias para tirar vantagem deste ambiente imersivo? O Blog da BBCom já abordou em um post anterior mostrando se sua empresa está ou não preparada para essa nova tendência. Clique aqui e conheça.
O que se sabe é que há um grande ambiente a ser explorado. A exemplo disso estão os 2 US$ bilhões de dólares que já foram gastos em terrenos virtuais nos últimos 12 meses. Só no Decentraland, um dos mundos virtuais mais populares, os lotes são vendidos por milhares ou milhões de dólares. Samsung está entre as marcas que já compraram terrenos e construiu loja lá.
O que é o metaverso
O metaverso está dando início a uma nova era que também pode ser conhecida como Era da Imersão. Para entender de modo prático, o metaverso pode permitir que as pessoas interajam cada vez mais combinando o mundo físico com o virtual.
Ou seja, as pessoas realizariam as mais diversas interações nesse novo universo virtual como trabalhar, estudar, ter uma vida social e até mesmo realizar transações financeiras por meio de avatares em 3D. Com o metaverso, o objetivo é que as pessoas também passem a fazer parte do mundo virtual.
Para que todo o potencial do metaverso seja aproveitado, é preciso usar dispositivos e sistemas como óculos de realidade virtual ou aumentada, para permitir uma maior interação,. Atualmente, esses dispositivos ainda são grandes e caros, mas há muito investimento para o desenvolvimento dessa tecnologia.
Quando surgiu?
O metaverso está se popularizando recentemente, principalmente após Marc Zuckerberg ter rebatizado a sua empresa de “Meta”. Porém a origem da palavra é bem mais antiga. Foi criada, em 1992, pelo autor de ficção científica Neal Stephenson. Na visão dele, havia um futuro distópico onde as pessoas escapavam para um mundo virtual, acessado com óculos de proteção.
Também é possível entender esse universo ao tentar visualizá-lo como a evolução de outros projetos, como o jogo Second Life, criado há quase 20 anos e que também se tratava de um ambiente virtual em 3D. Já games como Roblox, Fortnite e Minecraft também reúnem o conceito do metaverso, mostrando alguns elementos desse novo universo.
Porém, a proposta é que o metaverso vá além de jogos online e promova todos os aspectos da vida de uma pessoa de forma imersiva no digital.
Agora que você conseguiu entender um pouco mais sobre como funciona o metaverso, que tal construir uma estratégia e não ficar de fora dessa? Fale com a BBCom.