O metaverso lhe parece um futuro muito distante? Nada disso. De acordo com relatório da Gartner, até 2026, 25% de todo o mundo vai passar ao menos uma hora por dia dentro do metaverso. E as empresas já estão de olho nessa tendência. O mesmo relatório aponta que 30% das empresas terão produtos e serviços disponíveis nesse ambiente.

O metaverso é um conceito que une as realidades físicas e virtuais. Pode ser entendido também como o início da Era da Imersão, como já abordamos num post anterior em nosso blog. Clique aqui para acompanhar.

E agora, o Blog da BBCom Agência Digital trouxe alguns exemplos de experiências no metaverso que as empresas já estão criando. E são ações como a criação de perfis em avatares, missões exclusivas em jogos e até mesmo a criação de maquiagens inspiradas neste universo. Acompanhe a seguir.

Novela Travessia amplia interesse sobre o metaverso

Uma das ações que tem extrapolado o debate sobre o metaverso é a novela Travessia, da TV Globo. Numa ação publicitária com a joalheira Pandora, a cena mostra a personagem usando óculos de realidade virtual para visitar a loja da joalheria e comprar um bracelete para a sua filha. Por trás dessa ação, teve um processo de desenvolvimento de software que durou cerca de dois meses.

Influenciadores digitais engajam mais do que os reais

Segundo um estudo feito pelo HypeAuditor, os influenciadores digitais podem gerar até 3 vezes mais engajamento do que os influenciadores reais. E a experiências com influenciadores digitais não é recente. Quem não se lembra da Lu, do Magazine Luíza, que foi pioneira no Brasil. Criada primeiramente com o nome de Tia Luíza, em 2003, a personagem ganhou o nome de Lu, em 2009, e assumiu as redes sociais da marca.

Com o metaverso, esses influenciadores estão expandido o seu papel. A Sabrina Sato criou a Satiko, que já inaugurou o restaurante Peixe ao Cubo, no servidor Cidade Alta, do GTA. Já a
Boca Rosa Pink e também a a Pink Town, uma cidade totalmente virtual, onde seus consumidores podem interagir entre si e comprar a nova linha de maquiagem tecnológica e multifuncional.

Montadoras também embarcam no metaverso

As ações no metaverso com as montadoras também estão cada vez mais presentes e os lançamentos estão ocorrendo nas duas realidades. Quem saiu na frente aqui no Brasil foi a BMW, no lançamento do seu SUV elétrico, o iX. Para fazer o test drive, a pessoa colocava o óculos de realidade virtual e se via projetada para um ambiente gamificado tridimensional.

Na mesma linha, a Jeep Barigüi fez o evento Jeep Virtual Experience, em julho deste ano, com a possibilidade de fazer test drive com os óculos de realidade virtual. O evento contou com estratégia de divulgação planejada pela BBCom.

A Fiat colocou o seu mais novo lançamento, o SUV Fastback, no GTA RP e ainda promoveu um concurso dentro do jogo e convidou os streamers Bruno e Gabi Iogi para escolher os finalistas da competição em uma live no canal dos influenciadores. Os finalistas serão escolhidos por meio de voto para testar o novo Fastback numa pista profissional.

Já a Citroën criou missões exclusivas para os jogadores do Roleplay no lançamento do novo C3. Dentro do servidor foi criado um verdadeiro complexo onde podem visitar a concessionária virtual da Citroën e participar dessas missões exclusivas com o novo C3.

Todas essas ações mostram que o metaverso está chegando para ficar. E você, quer criar uma estratégia e entrar em outra dimensão virtual? Fale com a BBCom Agência Digital!

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