Você sabe o que é metaverso? Consegue imaginar como o metaverso vai impactar as formas em que as empresas se conectam com seus públicos?
Este conceito tem sido bastante discutido, mas ainda ninguém sabe ao certo como e quando passará a ser acessível para as pessoas e empresas.
O Blog da BBCOM irá falar um pouco sobre experiências metaverso, como vai impactar as organizações e como a sua empresa deve se preparar para esta tendência. Continue na leitura e saiba mais.
Afinal, o que é o metaverso?
O termo metaverso passou a ficar mais conhecido a partir do Second Life, em 2003. O jogo nada mais era que uma simulação da vida social das pessoas que interagiam por meio de avatares.
Tempos depois, Mark Zuckeerberg, em 2021 decidiu mudar o nome do Facebook para Meta. A proposta do metaverso é que no mundo virtual as pessoas interajam por meio do que temos de mais tecnológico em atividades diversas como transações, nas comunicações, entre outros.
Para que o metaverso ocorra, os recursos tecnológicos que devem ser aplicados são a Realidade Virtual Aumentada, IA e o 5G.
Com o metaverso, um novo mundo surge, que possibilita a criação de avatares e que, até mesmo a gente viva as nossas experiências diárias por meio deles.
Como o metaverso pode influenciar as empresas?
Até 2024, se calcula que a oportunidade de negócios e mercado para o metaverso pode movimentar R$ 4,5 trilhões. É uma das principais tecnologias que devem influenciar a vida das pessoas. A estimativa é a conexão de inúmeros mundos virtuais com mundos reais.
Com isso, a economia em torno dessa tecnologia também se fortalecerá. E alguns pesquisadores já prevêem que no fim da década de 2030, as pessoas devem passar mais tempo no metaverso do que na vida real.
Como preparar a sua empresa para o metaverso?
As empresas devem ficar atentas ao metaverso, pois existe um potencial grande desta nova realidade no futuro. Para oferecer experiências deste tipo é preciso fazer parcerias não só com profissionais, mas também com empresas que já estão desenvolvendo estas iniciativas.
É necessário também avaliar no contexto do negócio que tipo de estratégia metaverso pode ser utilizada. E isso envolve desde criação de ambientes de interação com cliente, espaço diferenciados para comercializar produtos ou até mesmo venda de ativos digitais.
E aí? Sua empresa está preparada? Para saber mais sobre essa e outras estratégias do mundo digital fale com a BBCOM.