Em 2023, as vendas online deverão crescer em torno de 16%, de acordo com a Visa. Somente no Brasil irá movimentar US$171 bilhões. Já a previsão para o varejo em lojas físicas é de queda de 10% globalmente.

Com isso, o marketing digital deve ganhar mais força e pode fazer com que o seu negócio se destaque da concorrência. Para isso, o Blog da BBCom traz cinco tendências para sua empresa ficar antenada e se destacar no digital em 2023. Confira.

Anúncios interativos em realidade aumentada

Uma das formas em que as marcas estão buscando para encantar seus consumidores são experiências em realidade aumentada (AR), incluindo campanhas de anúncios interativos. O Meta já investe nesta possibilidade desde 2018, sendo que os primeiros testes foram feitos com a Michael Kors.

Porém, em maio deste ano, o Meta desenvolveu uma ferramenta nova que facilitou a veiculação de anúncios 3D no Facebook e Instagram. E a aposta agora é que as empresas invistam cada vez mais nesse tipo de anúncio.

Avatar devem continuar em alta

No final de 2002, os avatares se mantiveram em alta nas redes sociais. E devem continuar a fazer a cabeça dos usuários, inclusive de personalidades e artistas. Uma das febres foi o uso do aplicativo Lensa, que cria avatares, baseados nas fotos dos usuários, de diversos estilos por meio da inteligência artificial.

As empresas estão surfando nessa onda e devem buscar ainda mais este tipo de interação em 2023. Criar o avatar de sua marca também resume os valores, propósitos e aquilo que ela pensa. Além de trazer humanização e mais empatia com o público.

Parceira entre influenciadores e marcas

Uma tendência que deve continuar crescendo em 2023 é a parceria entre empresas e influenciadores. O público interage pelo menos 17 vezes mais com o conteúdo de influenciadores do que com o das marcas nas redes, de acordo com pesquisa revelada pelo relatório de Mídias Sociais 360°.

Uma empresa faz essa escolha para falar da sua marca ou produto, atingindo o público do influenciador e conquistar oportunidades de alcançar os mais diversos objetivos. Exemplos de boas parcerias são da Adidas, com a influenciadora digital Jade Picon; o Guaraná Antártica, com o humorista Whindersson Nunes e a GloboPlay, com a Juliette.

Uso cada vez maior do metaverso

O metaverso, conceito que reúne as realidades física e virtual, é uma das maiores tendências tecnológicas para os próximos anos. Já trouxemos uma matéria aqui no Blog BBCom que mostra o resultado de um relatório da Gartner. Ele prevê que até 2026, 25% de todo o mundo vai passar pelo menos uma hora por dia dentro do metaverso e que pelo menos 30% das empresas terão algum tipo de produto ou serviço neste ambiente. Clique aqui para ver mais desse conteúdo. https://bbcom.com.br/metaverso-experiencias-para-lhe-inspirar/

O fortalecimento dos NFTs

Os NFTs, sigla em inglês para tokens não fungíveis registraram grande sucesso nos últimos dois anos e a tendência é que continue a crescer em 2023. Se neste ano já é possível escolher um NFT na compra de um carro – como fez a Citroën, no lançamento do C3 – em 2023 a interação entre produtos e serviços estará ainda maior. Poderemos ver ingressos para shows NFT com experiências diferenciadas nos bastidores.

Agora que você já está de olho nas tendências para o digital das marcas em 2023, que tal criar uma estratégia exclusiva para o seu negócio? Fale com a BBCom.

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